Ritmos brasileiros em ação: danças regionais no ensino fundamental

Autores

  • Carlos Eduardo Neves ProEF/UFSCar
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos IFSP São Carlos

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Dança, Cultura

Resumo

O objetivo da pesquisa em desenvolvimento em um mestrado profissional está sendo desenvolver e analisar uma sequência didática sobre danças regionais brasileiras em uma disciplina eletiva para os anos finais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a Intervenção Pedagógica, com 37 alunos(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, matriculados(as) em uma disciplina eletiva sobre Dança, de uma escola estadual do interior do Estado de São Paulo. A partir do desenvolvimento de uma sequência didática contendo 18 aulas, foram feitos registros em diário de bordo, os quais serão analisados utilizando o desenvolvimento de categorias de codificação.

Referências

BOGDAN, R. S.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASILEIRO, L. T. O conteúdo “dança” em aulas de educação física: temos o que ensinar? Pensar a Prática, n. 6, p. 45-58, 2003.

CAÑETE. L. S. C. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F. DE; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O., BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

04-12-2023