Educação ambiental no ensino médio: uma abordagem metodológica em educação física

Autores

  • Yunã Lurie Araújo Passos ProEF UFSCar
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos IFSP São Carlos

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Práticas Corporais de Aventura na Natureza, Estratégias Pedagógicas

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de uma unidade didática que associa a Educação Ambiental no desenvolvimento de práticas corporais de aventura na natureza, com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caracaraí-RR. A coleta de dados será realizada por meio de Notas de Campo, as quais passarão por análise. Esse processo incluirá a criação de categorias de codificação. A introdução de práticas corporais de aventura na natureza tem potencial de proporcionar uma aprendizagem significativa, fortalecendo vínculos dos estudantes com o meio ambiente.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017.

INÁCIO, H. L. D. Práticas Corporais de Aventura na Natureza. In: GONZÁLEZ, F.; FENSTERSEIFER, P. (org.). Dicionário crítico de educação física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 531-535.

SILVA, J.; OLIVEIRA, M.; CARDOSO, M. Impactos ambientais em Roraima: uma análise integrada. Revista de Gestão Ambiental, v. 5, n. 2, p. 78-91, 2015.

Downloads

Publicado

04-12-2023