A educação física escolar e sua representação para a comunidade LGBTQIAPN+
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Comunidade LGBTQIAPN , Identidade de GêneroResumo
Nos últimos anos, questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero ganharam grande destaque, especialmente quando as evidências apontam para a discriminação, intolerância e preconceito que persistem no contexto escolar e nas aulas de Educação Física contra membros da comunidade LGBTQIAPN+. Diante dessa realidade, o objetivo deste estudo é investigar as representações da Educação Física Escolar para a comunidade LGBTQIAPN+, que recentemente concluiu o Ensino Médio em um município do interior do estado de São Paulo, abordando suas experiências, desafios e expectativas em relação a esse componente curricular. Para isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com sete alunos e alunas egressos do Ensino Médio, que serão analisadas utilizando o Fenômeno Situado.
Referências
A LUTA da comunidade LGBT+ : principais conquistas e desafios. Instituto Modo Parités, 21 maio 2020. Disponível: http://bit.ly/3S20NSV. Acesso em: 27 set. 2023.
GUERRA, M. G. G. V.; CUSATI, I. C.; COSTA, K. F. Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo. Dialogia, n. 30, p. 157-168, 2018.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes/EDUC, 1989.
OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.
SILVA NETO, A. O.; ÁVILA, É. G.; SALES, T. R. R.; AMORIM, S. S.; NUNES, A. K. F.; SANTOS, V. M. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fagner Roberto Caetano, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.