Ritmos brasileiros: do barracão à apoteose

Autores

  • Carlos Eduardo Neves ProEF/UFSCar
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos IFSP São Carlos

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Dança, Cultura

Resumo

Esta pesquisa de mestrado profissional teve como objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática sobre danças regionais brasileiras em uma disciplina eletiva para os anos finais do ensino fundamental. Baseando-se no reconhecimento da dança como uma manifestação cultural relevante, a pesquisa buscou construir uma progressão didática focada em contextos comunitários e regionais. A metodologia empregada foi a Intervenção Pedagógica, com a participação de 37 alunos(as) matriculados(as) na disciplina “Dança Brasil” em uma escola estadual do interior de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de diários de bordo, analisados através de categorias de codificação. Os resultados mostraram que a dança é um elo entre cultura e educação, possibilitando uma compreensão mais ampla das raízes culturais. As aprendizagens foram abrangentes, incluindo pesquisa sobre ritmos brasileiros e confecção de materiais para a culminância. Os(As) alunos(as) desenvolveram habilidades de trabalho em equipe e respeito mútuo, resultando em um aprendizado significativo para a vida.

Referências

BOGDAN, R. S.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAÑETE. L. S. C. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F. DE; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013.

NEVES, C. E. Danças regionais brasileiras nos anos finais do ensino fundamental: análise de uma proposta de ensino em uma disciplina eletiva. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024.

NEVES, C. E.; LEMOS, F. R. M. Danças regionais brasileiras na escola: diversidades possíveis. Corpoconsciência, v. 28, e17963, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/17963. Acesso em: 26 out. 2024.

NEVES, C. E.; MIZUNO LEMOS, F. R. “Dança Brasil”: olhares sobre as danças regionais na escola. Motricidades: Rev. SPQMH, v. 8, n. 2, p. 156-164, 2024. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p156-164. Acesso em: 26 out. 2024.

Downloads

Publicado

14-02-2025

Edição

Seção

Resumos Simples e Expandidos