Saber sociotécnico no espaço escolar: o artesanato na conexão de temáticas e na motivação de habilidades
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Artesanato, SociotécnicaResumo
Casos de ensino oportunizam a narrativa de experiências, auxiliando na compreensão da prática e no desenvolvimento profissional docente, permitindo gerar reflexões a partir de situações. Neste trabalho, objetiva-se narrar uma prática pedagógica realizada em uma escola da rede estadual, nos ensinos fundamental e médio. A prática, original e autoral, utilizou sociotécnicas para a produção de trabalhos manuais no campo do artesanato, atrelando também atividades teóricas impregnadas de aspectos científico-tecnológicos, sócio-históricos e simbólicos associados ao artesanato, em consonância com as competências gerais 1, 3 e 6 defendidas pela Base Nacional Comum Curricular. Assim, a prática buscou suscitar processos cognitivos e habilidades socioemocionais, além de incentivar autonomia, protagonismo e criatividade estudantil. Ademais, também teve como objetivo contribuir para a formação cultural e científica escolar. De acordo com o relato estudantil, tal prática pedagógica contribuiu positivamente para a aquisição e o desenvolvimento de habilidades e atitudes sob diferentes aspectos da vida.
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