Sobre ensinar e aprender
Palavras-chave:
História de vida, Narrativa, Formação DocenteResumo
O presente trabalho elenca experiências pessoais, acadêmicas e profissionais que influenciaram minhas escolhas quanto pesquisador, professor e aluno. Utilizo a narrativa como ferramenta metodológica para contextualizar, compreender e (re)significar eventos de minha trajetória que dialogam diretamente com minhas escolhas enquanto professor. Elencar eventos passados de minha história pessoal e profissional possibilitou traçar relações entre minhas concepções de ensino, aprendizagem e escolhas acadêmicas, além de compreender parte da dialética entre ensino e aprendizagem em meu fazer docente.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educator Research, v. 15, n. 4, p. 4-15, 1986.
SOUSA, M. G. S.; CABRAL, C. L. O. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p. 149-158, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Matheus de Sousa Sato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.