Contextualização do ensino remoto pelos professores da rede pública da região de São Carlos-SP
Palavras-chave:
Formação Continuada, Ensino Remoto, Pandemia de Covid-19Resumo
A formação continuada de professores é essencial para aprimorar suas habilidades e práticas pedagógicas, especialmente diante de novos desafios, como os impostos pela pandemia de Covid-19. Este trabalho analisou as percepções dos docentes sobre a formação continuada oferecida pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, explorando como essas formações contribuíram para a adaptação e desenvolvimento de novas metodologias. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada via Google Forms com professores das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza e Matemática. Os principais resultados indicam que, embora a formação continuada tenha sido fundamental para a capacitação em ferramentas digitais e estratégias pedagógicas, houve dificuldades de comunicação e adaptação durante a transição para o ensino remoto. Conclui-se que a formação continuada é imprescindível para o desenvolvimento profissional dos docentes, especialmente em contextos de mudanças e desafios inesperados, como o enfrentado durante a pandemia.
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