Proposta didática integrada à experiência como metodologia de pesquisa em educação
Palavras-chave:
Experiência Docente, Metodologia de Pesquisa, Proposta DidáticaResumo
Este trabalho enfatiza a construção de propostas didáticas a partir da experiência docente, não apenas como um componente central do processo de ensino e de aprendizagem, mas também como uma metodologia relevante para pesquisas em educação. O objetivo foi compreender essa construção como uma abordagem metodológica, fundamentada em produções realizadas sob a orientação do autor e nas experiências vivenciadas durante as bancas de defesa que resultaram nessas publicações. Assim, essa prática se revela não apenas uma alternativa coerente, mas uma metodologia potente que desafia alguns modelos convencionais de pesquisa. Ao valorizar as vivências e práticas dos(as) educadores(as), reafirma-se a importância de integrar teoria e prática na formação e pesquisa educacional.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MAIA, Mayra de Mello Dresler; LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno. Conservação de alimentos no ensino de Ciências: uma sequência didática para o 5º ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 24, n. 28, n.p., 6 ago. 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/28/conservacao-de-alimentos-no-ensino-de-ciencias-uma-sequencia-didatica-para-o-5-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 16 out. 2024.
MANCHENHO, Alice Rosa Eler; LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno. Contação de histórias na Educação Infantil: uma proposta de atividades. Revista Educação Pública, v. 24, n. 20, n.p., 11 jun. 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/20/contacao-de-historias-na-educacao-infantil-uma-proposta-de-atividades. Acesso em: 16 out. 2024.
SILVA, Camila Fernanda Ferreira da.; LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno. Projeto Acolhimento: habilidades socioemocionais para 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 24, n. 31, n.p., 27 ago. 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/31/projeto-acolhimento-habilidades-socioemocionais-para-3-e-4-anos-do-ensino-fundamental. Acesso em: 16 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fábio Ricardo Mizuno Lemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.