A rua, o futebol e a escola: sobre vivências formativas
Palavras-chave:
Trajetória(s)/vivência(s) formativa(s), Processos educativos, EmancipaçãoResumo
O objetivo do texto é revisitar aspectos de minha trajetória formativa enquanto educador-pesquisador, auxiliando a situar analítica e propositivamente questões que tem se apresentado tanto em minha atividade docente quanto na pesquisa de campo em desenvolvimento. Seleciono um momento específico de minha trajetória, cuja vivência permitiu experenciar processos educativos conflituosos e potencialmente sinérgicos, significativos para minha formação e imprescindíveis para o esboço de um projeto de pesquisa em elaboração. Termino por apresentar uma hipótese analítica que encaminha as questões apresentadas e esboçar um horizonte de possibilidades que serve de parâmetro às proposições buscadas.
Referências
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis, Vozes, 2009.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Giordano Barbin Bertelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.