A construção de si mesmo: uma história inconclusa
Palavras-chave:
Práxis, Prática-reflexiva, OntologiaResumo
Neste texto tento trazer uma breve narrativa de minha trajetória de vida sob a ótica de referenciais teóricos para constituir uma ideia de si de forma ontológica e também com o eixo da docência como um aspecto transversal ao longo da minha própria vida. Tento fazer um paralelo dos conceitos freirianos da práxis e do ser humano inconcluso com a base de conhecimento docente e o professor prático-reflexivo. Assim como é preciso reflexão constante sobre a prática para aprender a ser docente, argumento que o mesmo se dá no nível ontológico. Ao ser, nos reconstruímos e nos constituímos num eterno aprendizado que envolve ação e reflexão.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher [online], v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: https://depts.washington.edu/comgrnd/ccli/papers/shulman_ThoseWhoUnderstandKnowledgeGrowthTeaching_1986-jy.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 André Garcia Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.